A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ficou bem colocada no ranking de instituições que mais aprovaram na primeira fase do Exame de Ordem unificado, atingindo o terceiro lugar no Estado, com o índice de 69,85 %. Das 33 que tiveram índice de mais de 60% de aprovação em todo o País, outras quatro são universidades públicas do Paraná.

A Universidade Federal (UFPR), ficou em 6.º lugar (84,96% de aprovação); a Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 15.º lugar (72%); a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 24º (66,67%); e a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi) – integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unep), desde 2006, em 33º (60%). No ranking nacional a UEM ficou em 18º lugar.

Do total de 6.675 inscritos no Paraná, 2.631 foram aprovados. Para o reitor Décio Sperandio, o fato “é uma demonstração inequívoca acerca da qualidade do curso de graduação de Direito”, oferecido pela UEM. Ele entende que a posição alcançada pela instituição neste aspecto é uma situação que “honra a Universidade Estadual de Maringá, que tem buscado excelência em todas as suas áreas de atuação”.

O coordenador de Direito da UEM, Ricardo Gardiolo, o projeto pedagógico do curso “proporciona uma formação sólida para o aluno que se forma aqui. Os resultados do exame da Ordem são reflexo disso. Além disso, os alunos estão alcançando ótimo resultados em concurso públicos, em todas as esferas do Judiciário e Executivo, estadual e federal”.

Vale lembrar que, em maio de 2007, Sperandio esteve em Curitiba para receber, em nome da UEM, o Selo de Qualidade de Ensino Jurídico OAB Recomenda – edição 2004/2007. O selo foi concedido pelo Conselho Federal da OAB ao curso de Direito da UEM. À época, a OAB avaliou 176 cursos em todo o Brasil, dentre os quais recomendou apenas 87. No Paraná, foram seis os cursos agraciados, entre eles o da UEM.

No ano anterior, em fevereiro de 2006, a universidade maringaense havia sido a instituição de ensino superior do Estado que mais aprovou estudantes no exame da OAB no Paraná. Dos 121 ex-alunos que prestaram o exame no Estado, naquela ocasião, 64 conseguiram aprovação, o equivalente a 52,89% de aproveitamento.

O Exame de Ordem é obrigatório para que bacharéis em Direito possam atuar como advogados. Dos 241 cursos de Direito do país de estados que já aderiram ao exame unificado, 78% não aprovaram metade dos seus ex-alunos. A primeira fase a que se refere a estatística foi realizada no dia 20 de janeiro deste ano em todos os Estados que adotaram o Exame de Ordem unificado, ou seja, com provas aplicadas no mesmo dia e com conteúdo igual para todas as Seccionais. No Paraná, as provas foram realizadas em seis cidades: Curitiba, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e Pato Branco. O teste da segunda etapa, a prova prático-profissional, será aplicado domingo (9), a partir das 14h.