O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) adquiriu, com recursos do governo estadual, um aparelho de videoendoscopia. O equipamento será utilizado no tratamento e no acompanhamento de pacientes portadores de doenças hepáticas e gastrintestinais.

O equipamento consiste numa torre de produção de imagem digital magnificada (capaz de aumentar a imagem em cerca de 200 vezes), de modo a facilitar o diagnóstico de lesões no trato do sistema digestório alto (esôfago, estômago e duodeno); realizar estudo das vias biliares por meio da colangiografia, técnica que possibilita visualizar estes órgãos; e contribuir no exame de colonoscopia, feito no intestino grosso.

O professor do Departamento de Medicina da UEM, Carlos Edmundo Fontes (na foto, à direita, mostrando o novo equipamento ao superintendente do HUM, José Carlos Amador), é o coordenador do projeto de pesquisa por meio do qual o equipamento foi adquirido. Ele explicou que o aparelho é o único instalado, atualmente, em um hospital público do Estado e foi adquirido por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná, da Secretaria Estadual da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Avaliado em cerca de R$ 330 mil, o aparelho está instalado no setor de Endoscopia do Ambulatório de Especialidades do HUM.