HU reúne deputados e pede apoio na ampliação do hospital

No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico. Nesse dia, mais do
que comemorar, o profissional da área deve refletir sobre suas
responsabilidades para com o desenvolvimento de uma sociedade mais
justa, humana e com qualidade de vida. Deve refletir que a busca por
estes objetivos passam pela pesquisa e pela transformação de
matérias-primas em produtos para o bem estar da sociedade, mas que não
pode e não deve em momento algum gerar problemas para as gerações
futuras.
O livro Histeria e Psicanálise Depois de Freud, do professor Gustavo Adolfo Ramos, do Departamento de Psicologia da UEM, concorre ao Prêmio Jabuti. A indicação foi feita pela Editora da Unicamp, que publicou a obra. Em dezembro de 2008, ela foi lançada na Bienal Internacional do Livro, no México. O lançamento em Maringá ocorrerá nesta quarta-feira, dia 17, às 19h30, na Aduem.
Duas pesquisadoras do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e
Social (Ipardes) estarão na UEM, nesta quarta-feira, 17, para apresentar a Base
de Dados do Estado e formas de uso dessa ferramenta.
A demonstração será às 14 horas, na sala 2, Bloco F-67, no câmpus sede da Universidade.
A Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior da UEM (Conseq) elaborou o Projeto Canecas que propôs a substituição dos copos descartáveis por canecas duráveis no Restaurante Universitário (RU). A iniciativa, que começou a ser implantada em março, ganhou o primeiro lugar na categoria Projeto Externo (desenvolvido para a comunidade), no XV Encontro Paulista das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Epej).
O professor Francisco Lopez Segrera, membro do Fórum de Educação Superior, Pesquisa e Conhecimento da Unesco, profere, hoje (15), a palestra sobre os possíveis impactos da crise econômica mundial no sistema superior internacional, às 19h30, na UEM, no auditório Bloco F-67. O evento é promovido pelo Programa de Pós Graduação em Educação.
O Grupo Terra de Artes Visuais da UEM convida para a Queima Raku que será quarta-feira, dia 17, a partir das 5 horas da tarde no Bloco A-34, sala 9.
A página do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), desta nesta segunda-feira (8), destacou o programa de Hortas Comunitárias de Maringá. A iniciativa ganhou um importante reforço neste ano, com a assinatura do convênio entre a UEM e o MDS, para a implantação de um Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup).
O Programa Universidaids, da UEM, realizou, nesta terça-feira (9), no câmpus universitário, várias atividades de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids, antecipando a comemoração do Dia dos Namorados. A iniciativa faz parte das atividades da Campanha UEM na Luta Contra a Aids.
O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) está completando, nesta segunda-feira (8), dois anos de atuação no Hospital Universitário Regional de Maringá (HU).
Foi lançada, sábado (6), no Espaço do Livro, a obra A Arte de Votar e Ser Votado: as eleições municipais em Maringá, de Reginaldo Dias. Essa é a oitava obra do professor do Departamento de História da UEM, que entregou um exemplar do livro, no dia 29 de maio, ao reitor Décio Sperandio e ao vice-reitor Mario Azevedo.
Foi lançado, sexta-feira (5), na UEM, pelo núcleo local do Observatório das Metrópoles, um trabalho inédito, que irá auxiliar os prefeitos na formulação das políticas públicas em regiões específicas da cidade ou do município que compõe a Região Metropolitana de Maringá. O trabalho reúne uma coleção em CD-Rom sob o título Como andam as Metrópoles e traz um diagnóstico detalhado de cada município pesquisado, integrante da Região Metropolitana de Maringá. O material traz dados como idade e índices de escolaridade da população, mapeamento da violência, indicadores de saneamento básico e outros dados socioeconômicos.
A UEM foi a vencedora dos 49º Jogos Universitários do Paraná (Jup’s),
encerrados nessa quarta-feira (3), em Guarapuava. A instituição liderou a competição
desde a disputa das primeiras modalidades, a partir de sexta-feira (29), o atletismo,
a natação, o judô e o xadrez, até as últimas, basquete, futsal, handebol e
vôlei. Somou 123 pontos contra 98 da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, em
segundo lugar, e 85 da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, em terceiro.
O título anterior da UEM havia sido em 2007, em Palmas, e no ano passado deixou escapar o bicampeonato por 10 pontos, em Paranavaí, perdendo a primeira posição para a Faculdade Dom Bosco, no último dia de disputa. Na foto, o professor Alexandre M. da Silveira recebe o troféu pela equipe campeã.
Um trabalho inédito, que vai auxiliar os prefeitos na formulação das políticas públicas em regiões específicas da cidade ou do município, será lançado, nesta sexta-feira (5), às 16 horas, na UEM, pelo núcleo local do Observatório das Metrópoles.
Será lançado, nesta sexta-feira (5), um trabalho inédito, que vai auxiliar os prefeitos na formulação das políticas públicas em regiões específicas da cidade ou do município. O estudo foi organizado pelo núcleo local do Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A Coleção Como Andam as Metrópoles será distribuída aos 13 prefeitos dos municípios integrantes da região metropolitana, em CD Rom.