Milhares de moradores dos bairros ao redor da Universidade Estadual de Maringá compareceram ao câmpus-sede, ontem (domingo), para ver o projeto de extensão Comunidade na UEM, aproveitando para conhecer, às vezes até de maneira lúdica, os vários serviços prestados pela instituição nas diversas áreas do conhecimento.

 

Alongar, caminhar, jogar, pedalar. Esses verbos serão conjugados em larga escala dentro do câmpus da Universidade Estadual de Maringá, que participa da edição 2010 do Dia Mundial da Atividade Física, o Dia do Desafio. A competição será realizada nesta quarta-feira, dia 26, entre 0 hora e 21 horas e deve  mobilizar cerca de 1200 pessoas, entre professores, alunos e servidores, que estão envolvidas na realização da atividade na UEM. 

A Universidade Estadual de Maringá inaugurou, nesta segunda-feira (24), o bloco B-49, destinado ao Laboratório de Pesquisas em Produtos Naturais e Biotecnologia e construído por uma empresa contratada pela Solabia do Brasil, que bancou os custos. O prédio de 85 m² custou R$ 130 mil. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benedito do Prado Dias Filho, o laboratório começará a operar assim que os técnicos montarem os equipamentos adquiridos com recursos do CNPq, Fundação Araucária. A UEM desenvolverá trabalhos em parceria com a multinacional da área farmacêutica e cosmética.

 

 

 

 

 

 

 

 

Será neste domingo (23), o Projeto Comunidade na UEM, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá. O evento tem início às 10 da manhã, no Câmpus da Maringá (estacionamento paralelo a Rua Lauro Werneck), e encerra às 17 horas.  

Estão abertas até esta segunda-feira, dia 24, as inscrições para o Vestibular de Educação a Distância 2010, da Universidade Estadual de Maringá, para os cursos de pedagogia e física. Estão sendo oferecidas 910 vagas, com ingresso no segundo semestre deste ano, distribuídas nos polos de Educação a Distância de Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Goioerê, Jacarezinho, Nova Santa Rosa, Paranavaí, Sarandi, Siqueira Campos e Umuarama. As inscrições dever ser feitas somente por meio do site www.vestibular.uem.br.

Recém-fundado, o Fórum Maringaense pelo Direito à Cidade (FMDC) posicionou-se a favor da história e memória do município e contrário à demolição de patrimônio, prédios e símbolos históricos. Documento nesse sentido está sendo formatado. As entidades que compõem a entidade se reuniram nesta quinta-feira à noite, na Universidade Estadual de Maringá, e formalizaram a criação do Fórum. Alguns aspectos do regimento ainda serão aprofundados e votados na próxima assembleia, ainda sem data confirmada. Provavelmente, nessa reunião também será eleita a diretoria.

 

Com a exibição gratuita de filmes longas e curtas-metragens, incluindo produções infantis, prossegue, neste fim de semana, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o 7º Festival de Cinema de Maringá, aberto, nesta sexta-feira (20) à tarde, com as presenças dos dois homenageados pelo evento, o cineasta Júlio Bressane e a atriz Ítalla Nandi.

 

Um livro que compara textos dos consagrados escritores José Saramago e Hélder Macedo será lançado, nesta sexta-feira (21), em Maringá. Trata-se de O Percurso do Outro ao Mesmo: sagrado e profano em Saramago e em Helder Macedo, um ensaio escrito pela professora arisa Corrêa Silva foto), do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, e que resulta de seu curso de pós-doutorado feito nos Estados Unidos.  

    Um novo e importante passo para a consolidação do Fórum Maringaense pelo Direito à Cidade (FMDC) será dado hoje (20), quando representantes das 30 entidades que o compõem se reúnem, na Universidade Estadual de Maringá, para uma assembleia, cuja pauta é aprovação do estatuto de fundação da entidade e eleição da diretoria. O evento está marcado às 19h30 no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Bloco H-35. 

A Universidade Estadual de Maringá abre inscrições para vestibular para novos cursos em Ivaiporã. Os interessados podem efetuá-las de 7 a 14 de junho pelo site www.vestibular.uem.br. Serão oferecidos os cursos de Educação Física, História e Serviço Social. Cada um com 40 vagas. Dessas 120 vagas, 24 são destinadas às cotas sociais. Os inscritos devem enviar a documentação exigida à UEM até 15 de junho. Os que necessitam de atendimento especial devem solicitá-lo de 7 a 14 de junho.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram, na noite de ontem (19), em Goioerê, a solenidade de celebração dos 40 anos da Universidade Estadual de Maringá. Realizada na Associação Cultural e Esportiva Nipônica de Goioerê, a cerimônia teve como ponto alto a entrega de homenagens a 11 pessoas que ajudaram a implantar o CRG naquele município.  

O 7º Festival de Cinema de Maringá, que tem como tema a Copa do Mundo de 2010, começa nesta sexta-feira (21) e vai até o dia 28 de maio. O evento terá exibições de filmes da mostra competitiva e paralelas, além de debates. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em uma tenda montada no estacionamento do Restaurante Universitário.